Se DevOps é sobre pessoas, por que só se fala de ferramentas?

A presentation at II Semana da Tecnologia Cast Group in July 2021 in by Igor Abade

Slide 1

Slide 1

Se DevOps é sobre pessoas, então por que só se fala de ferramentas?

Igor Abade | CEO & Founder, CloudMotion

Microsoft Regional Director

Slide 2

Slide 2

Sobre o palestrante

Igor Abade de Vasconcellos Leite (Igor Abade V. Leite) é Microsoft Regional Director e palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (Microsoft Ignite, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCon e outros). Foi também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil e FórumAccess.

Em 2019 fundou a CloudMotion, uma consultoria especializada em DevOps, Computação na Nuvem e Treinamentos.

Links

Slide 3

Slide 3

O que esperar desta palestra?

Slide 4

Slide 4

Precisamos falar sobre DevOps

O paradoxo da entrega de software: Velocidade vs. Controle

Slide 5

Slide 5

Muro da Confusão

Slide 6

Slide 6

Muro da Confusão

Slide 7

Slide 7

DevOps pode ajudar

Mais valor para seus usuários

Mais respeito pelo seu time

Slide 8

Slide 8

O que é DevOps?

Slide 9

Slide 9

O que é DevOps?

Movimento profissional que defende uma relação de trabalho colaborativa entre o Desenvolvimento e as Operações de TI, resultando no rápido fluxo de trabalho planejado, ao mesmo tempo em que aumenta a confiabilidade, estabilidade, resiliência e segurança do ambiente de produção.

Gene Kim. Autor, “The DevOps Handbook” e “The Phoenix Project”

Slide 10

Slide 10

O que é DevOps?

DevOps é um conjunto de práticas que transforma capital humano em capital organizacional de alto desempenho.

John Willis. Co-autor, “The DevOps Handbook”

Slide 11

Slide 11

O que é DevOps?

DevOps é a união de pessoas, processos e ferramentas a fim de permitir a entrega continua de valor aos usuários finais

Donovan Brown. Cloud Advocate, Microsoft

Slide 12

Slide 12

O que é DevOps?

Slide 13

Slide 13

Vamos falar sobre processos

Slide 14

Slide 14

Bases do DevOps

C A L M S

  • Cultura
  • Automação
  • Lean (“Enxuto”)
  • Monitoramento
  • Compartilhamento (“Sharing”)

Slide 15

Slide 15

Lean Manufacturing

Princípios Lean

  1. Identificar Valor
  2. Mapear o fluxo de valor
  3. Criar o fluxo
  4. Estabelecer sistema puxado
  5. Buscar Perfeição

Slide 16

Slide 16

Lean Software Development

Mary e Tom Poppendieck

Slide 17

Slide 17

Sete Princípios

  • ELIMINE DESPERDÍCIOS
  • INCLUA QUALIDADE NO PROCESSO
  • ENTREGUE RÁPIDO
  • CRIE CONHECIMENTO
  • RESPEITE AS PESSOAS
  • ADIE COMPROMETIMENTO (DECISÃO)
  • OTIMIZE O TODO

Slide 18

Slide 18

Sete Desperdícios

  • TRABALHO PARCIALMENTE CONCLUÍDO
  • FUNCIONALIDADES ADICIONAIS
  • ATRASOS
  • REVISITAR DECISÕES
  • TROCA DE ATIVIDADES (“TASK SWITCHING”)
  • DEFEITOS
  • PASSAGENS DE SERVIÇO (“HANDOFFS”)

Slide 19

Slide 19

Vamos falar sobre pessoas

Slide 20

Slide 20

No passado...

  • Analistas de negócios/sistemas escreviam requisitos
  • Desenvolvedores escreviam código
  • Testers/QA garantiam a qualidade
  • Ops / sysadmins provisionavam / mantinham os ambientes
  • Segurança cuidava das ameaças
  • DBAs mantinham os bancos de dados no ar

Slide 21

Slide 21

Agora as linhas são mais tênues

  • Engenheiro de Software

    • Desenvolvedor
    • Tester / QA
    • Ops / Sysadmin
    • Segurança
    • DBA
  • Papéis se fundindo no Engenheiro

  • Laços de feedback mais rápidos (“shift-left”)

  • Corrige erros ao invés de gerenciar erros

  • Facilita proatividade

  • Experiências complementares, responsabilidade compartilhada

Objetivo: Entregar valor para o cliente

Slide 22

Slide 22

Primeira regra sobre um time DevOps...

… é que não existe um time DevOps

  • DevOps não é um cargo
    • É um mindset que deve estar em todo o time
  • Mas é aceitável haver um “time DevOps”
    • Comum durante processo de adoção/adaptação
    • Em algum momento deve sumir

Slide 23

Slide 23

Desenvolvedores num time moderno

  • Mudança de mindset: menos “programador”, mais “engenheiro”
  • Responsável não só por funcionalidades
  • Cuida também de qualidade, segurança e outros requisitos nãofuncionais
  • Qualidade é um problema de todos, não só “do QA”

Slide 24

Slide 24

Testadores num time moderno

  • Foco em automação
  • Menos testes manuais, mais testes automatizados
  • Traz mindset de qualidade para o time
  • Fusão com papel de desenvolvedor: • Evolução gradual para engenheiro

Slide 25

Slide 25

Ops num time moderno

  • Envolvidos no processo de desenvolvimento
  • Participam de design / arquitetura
  • Foco em estabilidade, escalabilidade, confiabilidade
  • Antecipam aspectos relacionados ao ambiente

Slide 26

Slide 26

PO num time moderno

  • Importante que times tenham o papel de Product Owner (PO)
    • Tipicamente alguém da área de negócios
    • Pode também ser desempenhado por analistas de sistemas/negócios
    • Responsável por decisões estratégicas no dia-a-dia
  • Papel fundamental no time

Slide 27

Slide 27

Estrutura tradicional de equipe

  • Baseado na estrutura departamental
    • Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Infraestrutura…
  • Prós
    • Otimizado para eficiência em silos
    • Responsabilização (“accountability”) é mais clara
  • Contras
    • Otimizar localmente geralmente implica em degradar globalmente
    • Aumento de passagens de serviço (“handoffs”)
    • Ciclos de feedback mais longos

Slide 28

Slide 28

Estrutura Moderna (DevOps) de equipe

  • Foco em times multifuncionais
    • Abordagem Ágil / Lean
    • Times requerem conhecimento diversificado e aprofundado
  • Prós
    • Reduz a necessidade de passagens de serviço
    • Facilita / acelera os laços de feedback
    • Desloca o controle de qualidade para “a esquerda”
  • Contras
    • Frequentemente incompatível com a estrutura de departamentos
    • Pode causar conflitos entre times e gestores
    • Requer buy-in de cima para mudanças profundas
    • “Accountability” menos claro na transição

Slide 29

Slide 29

O caminho da mudança: piloto

Projetos-piloto de adoção permitem

  • Ganhar tempo
  • Otimizar investimento
  • Descobrir o que funciona (ou não)
  • Depois expandir para o resto da empresa

Práticas DevOps tendem a evoluir gradualmente

  • Foco na experimentação e melhoria contínuas
  • Pode requerer uma mudança na estrutura organizacional da empresa
  • Líderes são fundamentais

Slide 30

Slide 30

O papel do líder

  • “Líder servidor”
  • Suportar o time
  • Ajudar a resolver os problemas
  • Garantir a evolução do time
  • Ajudar o time a encontrar sua motivação

Slide 31

Slide 31

Proteja seu time da multitarefa

  • Pessoas não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo
  • Troca de contexto implica em perda de produtividade de aprox. 40%
  • Perde-se tempo e qualidade

Evite:

  • Mudanças de Prioridades
  • Interrupções e Distrações
  • Alocação simultânea em mais de um projeto / atividade

Slide 32

Slide 32

Cuidando do moral do time

Não se esqueça: as pessoas são nosso maior patrimônio

  • Como o time está se sentindo?
  • Eles têm apoio para remover desperdícios?
  • Eles têm as ferramentas para evoluir?
  • Eles se sentem seguros?
  • Eles estão motivados?

Slide 33

Slide 33

Mantendo pessoas motivadas

Por que Como O que

Slide 34

Slide 34

Employee Net Promoter Score (eNPS)

  • Métrica para medir a satisfação das pessoas com o local de trabalho
  • Indicador importante de que algo não está funcionando
  • Pesquisa anônima

Duas perguntas simples:

  1. “Numa escala de 1 a 10, você recomendaria a sua empresa a um amigo ou parente como um local para se trabalhar?”
  2. “Numa escala de 1 a 10, você recomendaria a sua equipe a um amigo ou parente como um local para se trabalhar?”

Slide 35

Slide 35

Employee Net Promoter Score (eNPS)

Fórmula eNPS: %Promotores - %Detratores

Slide 36

Slide 36

eNPS alto = times felizes

  • Percebem a conexão entre seu trabalho e o impacto no cliente
  • Enxergam toda o fluxo de valor, desde o desenvolvimento até o cliente
  • Estão alinhados com os valores e objetivos da empresa
  • Sentem-se seguros para aprender, arriscar, evoluir
  • Podem contar uns com os outros

Slide 37

Slide 37

Dúvidas?

Slide 38