Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

A presentation at TDC Innovation 2023 in June 2023 in Florianópolis, State of Santa Catarina, Brazil by Igor Abade

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Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

TDC Innovation 2023

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Olá, Eu sou Igor

Igor Abade, Founder na CloudMotion

  • Twitter: @igorabade
  • LinkedIn: /igorabade
  • CloudMotion: @cloudmotionbr

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SPACE: Um framework para entender a produtividade de desenvolvedores

O framework SPACE oferece uma nova maneira de pensar a produtividade de desenvolvedores

  • S: Satisfação e bem-estar
  • P: Desempenho (Performance)
  • A: Atividade
  • C: Comunicação e colaboração
  • E: Eficiência e fluxo

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Por que a produtividade de desenvolvedores importa

Aprendendo a definir, medir e prever a produtividade de desenvolvedores pode ajudar as organizações a:

  • Criar software com mais qualidade
  • Produzir software de forma mais eficiente
  • Tomar decisões de planejamento mais inteligentes
  • Melhorar o bem-estar e a satisfação de desenvolvedores
  • Facilitar a colaboração e o sucesso da equipe
  • Transicionar para um mundo de trabalho totalmente remoto

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Mitos e equívocos sobre a produtividade dos desenvolvedores

Você não pode melhorar o que você não entende. Aqui estão os mitos e equívocos comuns em torno da produtividade dos desenvolvedores:

  1. Produtividade tem tudo a ver com a atividade do desenvolvedor
  2. Produtividade é apenas sobre o desempenho individual
  3. Uma única métrica de produtividade pode dar todas as respostas
  4. Medições de produtividade só são úteis para gestores
  5. A produtividade se resume a sistemas de engenharia e ferramentas de desenvolvedores 5 Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

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Mito 01: Produtividade tem tudo a ver com a atividade do desenvolvedor

A atividade do desenvolvedor — que é com que frequência os desenvolvedores trabalham e no que trabalham — não é um bom indicador da produtividade geral. Eis os motivos:

  • Horas extras
  • Horas inconsistentes
  • Lacunas nos dados
  • Sistemas e ferramentas de suporte

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Mito 02: Produtividade é apenas sobre o desempenho individual

O desempenho individual do desenvolvedor é importante, mas não é tudo. As contribuições da equipe importam tanto quanto.

Para medir a produtividade, você tem que considerar:

  • Desempenho individual
  • Desempenho da equipe
  • Sucesso da organização

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Mito 03: Uma única métrica de produtividade pode dar todas as respostas

Você não pode usar uma única métrica para medir a produtividade do desenvolvedor. Produtividade é a medida de:

Múltiplas dimensões diferentes do trabalho

  • Satisfação e bem-estar
  • Desempenho
  • Comunicação
  • Atividade
  • Fluxo

O contexto em que o trabalho é feito

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Mito 04: Medições de produtividade só são úteis para gestores

Os gerentes não são as únicas pessoas que devem se preocupar com a produtividade dos desenvolvedores. É importante que os desenvolvedores também se interessem por sua própria produtividade.

Por que?

  • Aumenta sua confiança
  • Melhora sua comunicação com os outros
  • Dá insights sobre seu trabalho
  • Reduz a chance de burnout e infelicidade

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Mito 05: A produtividade se resume a sistemas de engenharia e ferramentas de desenvolvedores

Ferramentas e sistemas de engenharia podem afetar a produtividade dos desenvolvedores, mas há outros fatores menos tangíveis que têm uma grande influência. Esses fatores incluem:

  • Ambiente
  • Mentoria
  • Conhecimento do desenvolvedor
  • Moral da empresa
  • Cultura do trabalho

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O framework SPACE

  • S: Satisfação e bem-estar
  • P: Desempenho (Performance)
  • A: Atividade
  • C: Comunicação e colaboração
  • E: Eficiência e fluxo

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S: Satisfação e bem-estar

Satisfação

Como os desenvolvedores se sentem realizados com seu trabalho, equipe, ferramentas ou cultura

Bem-estar

Quão saudáveis e felizes os desenvolvedores são

Métricas:

  • Satisfação dos funcionários
  • Eficácia do desenvolvedor
  • Engajamento
  • Burnout

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S: Satisfação e bem-estar

Satisfação

Como os desenvolvedores se sentem realizados com seu trabalho, equipe, ferramentas ou cultura

Bem-estar

Quão saudáveis e felizes os desenvolvedores são

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P: Desempenho (performance)

Desempenho

O resultado de um sistema ou processo. É difícil quantificar o desempenho porque há muitas variáveis.

Foco deve ser um mix de métricas de qualidade e quantidade

Métricas

Qualidade de Código

  • Confiabilidade
  • Ausência de bugs
  • Saúde continua do serviço

Impacto do Código

  • Satisfação do cliente
  • Adoção e retenção de clientes
  • Uso das funcionalidades
  • Redução de custos

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A: Atividade

Atividade

O número de ações ou entregas concluídas ao longo da realização do trabalho

Métricas

  • Design e codificação
  • Integração e implantação contínuas
  • Atividade operacional
  • Outras atividades

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C: Comunicação e colaboração

Comunicação e colaboração

Capturar como pessoas e equipes se comunicam e trabalham juntas.

Métricas

  • Habilidade de encontrar documentação e expertises
  • Quão rápido o trabalho é integrado
  • Qualidade das revisões de trabalho pelos membros da equipe
  • Métricas de rede que mostram quem está conectado a quem e como

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E: Eficiência e fluxo

Eficiência e fluxo

Refere-se a quão bem desenvolvedores e equipes podem progredir em seu trabalho ou completá-lo sem interrupções ou atrasos.

Métricas

  • Número de passagens de serviço (handoffs) em um processo; número de passagens de serviço entre diferentes equipes em um processo
  • Interrupções
  • Medidas de tempo ao longo de um sistema (total time, value-added time, wait time…)
  • Capacidade percebida de permanecer no fluxo e completar o trabalho

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Framework SPACE em ação

Nível Satisfação e Bem-Estar Quão realizado, feliz e saudável alguém está Desempenho Um resultado de um processo Atividade A contagem de ações ou saídas Comunicação e colaboração Como as pessoas falam e trabalham juntas Eficiência e fluxo Fazendo trabalho com o mínimo de atrasos ou interrupções Individual Uma pessoa Satisfação do desenvolvedor Retenção* Satisfação com revisões de código atribuídas Percepção das revisões de código Velocidade de revisão de código N° revisões de código concluídas Tempo codificação N° commits Linhas de código* Pontuação de revisão de código (qualidade ou consideração) Tempo de merge de PR Qualidade das reuniões* Compartilhamento conhecimento, qualidade documentação Tempo de revisão de código Percepção de produtividade Falta de interrupções Equipe Pessoas que trabalham juntas Satisfação do desenvolvedor Retenção* Velocidade de revisão de código Pontos de estória entregues* Pontos de estória entregues* Tempo de merge de PR Qualidade das reuniões* Compartilhamento conhecimento, qualidade documentação Tempo de revisão de código Passagens de serviço (handoffs) Sistema Trabalho de ponta a ponta através de um sistema (como um pipeline de desenvolvimento) Satisfação com o sistema de engenharia (por exemplo, pipeline CI/CD) Velocidade de revisão Revisão de código (taxa de aceitação) Satisfação do cliente Confiabilidade (uptime) Frequência de implantações Compartilhamento conhecimento, qualidade documentação Tempo de revisão de código Velocidade/fluxo através do sistema

  • Use essas métricas com (muito mais) cautela – elas podem representar mais coisas. 18 Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

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Framework SPACE | Exemplo 1: medindo S, C e E

19 S P A C E Satisfação e bem-estar Satisfação com o sistema de engenharia Desempenho (Performance) Atividade Comunicação e colaboração 1:1s Eficiência e fluxo Passagens de serviço (“handoffs”) Fluxo ao longo do sistema Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

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Framework SPACE | Exemplo 2: medindo S, A e E

S: Satisfação e bem-estar

  • Satisfação com o sistema de engenharia

Atividade Número de commits

Comunicação e colaboração Eficiência e fluxo Ausência de interrupções durante a codificação Fluxo ao longo do sistema Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

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Framework SPACE | Exemplo 3: Revisão de Código

21 S P A C E Satisfação e bem-estar Satisfação com as revisões de código Desempenho (Performance) Velocidade de revisão de código Atividade Número de revisões de código Comunicação e colaboração Qualidade/consideração das avaliações Eficiência e fluxo Tempo de revisão de código Redefinindo “Produtividade” com o SPACE Framework

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Como usar o framework

Medindo métricas em pelo menos três dimensões diferentes do framework.

Equilibre suas métricas:

  • Leve em consideração sua organização
  • Avalie múltiplas métricas

Lembre-se

As métricas sinalizam o que uma empresa valoriza. Quanto mais variadas as métricas, mais equilibrada é a sua imagem da produtividade geral do desenvolvedor.

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Com o que tomar cuidado ao usar o framework

Tenha em mente o seguinte:

  • Tipo e volume das métricas
  • Privacidade do desenvolvedor
  • Vieses e normas

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Repensando a produtividade dos desenvolvedores

O framework SPACE pode lhe ajudar a:

  • Vincular métricas de desenvolvedores aos objetivos da organização
  • Levar o trabalho invisível em consideração
  • Identificar problemas e lacunas nos processos
  • Criar maior impacto

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Estudo de Caso: Abordagem para produtividade “dev-first”

“The Good Day Project”

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Estudo de Caso: Abordagem para produtividade “dev-first”

  • Quais são as informações certas que ajudam os desenvolvedores a melhorar,
  • sem interromper seu fluxo de trabalho,
  • respeitando sua privacidade?

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“Como foi seu dia de trabalho?”

  • 40 engenheiros do GitHub
  • 2 semanas de pesquisas diárias de 2 minutos
  • Relatórios personalizados com dados de telemetria e pesquisa
  • Engajamento, valor e prazer avaliados

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Engajamento, Valor, Prazer

Engajamento

  • Altas taxas de resposta e conclusão
  • Não-disruptivo

Valor

  • Atende às metas dos devs
  • A autorreflexão diária tinha valor oculto
  • Atrelado a outros sinais (ex. PR)

Prazer

  • Empolgação!
  • Vontade de reportar por mais tempo
  • Sem preocupações com privacidade de dados

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Por outro lado…

Encontrar fluxo é a chave.

Interrupções mínimas ou inexistentes dão aos desenvolvedores 82% de chance de terem um bom dia, mas interrupções ao longo do dia diminuem a chance de um bom dia para apenas 7%.

Reuniões são ao mesmo tempo incríveis e terríveis.

Colaboração melhora nosso trabalho, mas muitas reuniões podem ser um empecilho; ir de duas para três reuniões por dia reduziu as chances de desenvolvedores progredirem em direção às suas metas em 60%.

Uma reflexão diária de dois minutos pode ajudar desenvolvedores a melhorar seus dias.

Os desenvolvedores relataram que a reflexão diária era um excelente novo hábito, e perceber padrões lhes deu ideias claras sobre o que mudar em seus dias.

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Obrigado!

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